Nas suas palavras, canta a essência da alma e da vida Cabo-verdiana.
Newsletter

Introduza o seu endereço de e-mail:

feedback dos fãs
um abraço ao sr Armando depois de longos dias no h...
Ola Celina! Como embaixatriz das novas vozes e rit...
Maravilhoso
Nossaaa..
Olá Celina! falhei à reunião...muito em breve, ire...
Quando a voz é doce, a música curva-se ante a melo...
sou irmà do luis fortes. sou orgulhosa de ser cabo...
Este blog está em destaque na homepage do SAPO Cab...
olá.infelizmente, não sabemos a que música se refe...
pesquisar neste blog
 
arquivos
04
Nov
09

 "Entrei no avião com o coração nas mãos, preocupada com o surto de febre de dengue em Cabo Verde", disse Celina Pereira à chegada a Ponta Delgada. Esta visita à lindíssima ilha de S. Miguel aconteceu a convite do presidente da Associação de Imigrantes nos Açores (AIPA), para realizar duas conferências sobre a educação intercultural e a interculturalidade.

DUAS SALAS CHEIAS
Sob o título "A Importância do Diálogo Intercultural" e com a presença de altos-responsáveis açorianos nas áreas da educação e das comunidades, Celina Pereira conversou com duas animadas plateias de adolescentes. Na verdade, tanto no auditório da Escola das Laranjeiras, onde se encontrava também muita comunicação social, como na biblioteca da Escola Antero de Quental, os jovens escutaram, perguntaram, responderam, aprenderam algo mais sobre a riqueza das diferenças culturais e da necessidade do seu diálogo. Até os restantes conferencistas saíram da mesa e juntaram-se à plateia, deliciados com a palestra, que vem no seguimento da actuação de Celina Pereira enquanto contadora de estórias, das suas acções 'Contos e Cantos' e do seu trabalho de educação intercultural com a Fundação Menuhin.


JANTAR CABO-VERDIANO
Aproveitando a presença de Celina Pereira em S. Miguel, a AIPA promoveu também um jantar cabo-verdiano na noite de Sábado. Um sucesso!
O espaço escolhido foi o restaurante Mercado do Peixe, um espaço multifacetado de Robson Ouro Preto, que Celina já conhecia através do amigo comum Martinho da Vila. Desta feita, como não podia deixar de ser, a ementa incluía uma deliciosa cachupa, animada pela actuação do cabo-verdiano Jaime Goth que, por imposição dos presentes, acabou por acompanhar Celina Pereira numa das mais emblemáticas canções de Cabo Verde. Um momento que emocionou muitos dos convivas que encheram o restaurante que, infelizmente, não chegou para todos os pedidos de reserva. 

SÓCIA HONORÁRIA
No final do jantar, a direcção da AIPA homenageou Celina Pereira com um diploma de sócia-honorária, em reconhecimento pelo seu trabalho pela diáspora cabo-verdiana espalhada pelo mundo.
 De seguida, a festa deslocou-se para o bar do Mercado do Peixe, onde a banda residente acompanhou não apenas Celina, mas também o presidente da AIPA, Paulo Mendes, e o filho da mais antiga imigrante cabo-verdiana nos Açores, D. Djuta Bendavid, que agarrou também no violão e brindou todos com alguns belos temas crioulos. Uma noite de animadíssima tertúlia.

  

 

 

Um passeio até às Furnas e ao seu famoso cozido, completaram esta deliciosa deslocação aos Açores, ficando já o compromisso de se acertarem datas para um regresso em breve, para efectuar acções "Contos e Cantos" em várias escolas e uma actuação do espectáculo "Entre Mornas e Fados".

  
Mais informação e imagens disponíveis em:
AIPA
http://www.aipa-azores.com/noticias/ver.php?id=944 
http://www.aipa-azores.com/noticias/ver.php?id=945
 
Instituto das Comunidades
http://www.ic.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=587&Itemid=2
 
RTP - Açores VIP (9 novembro)
http://ww1.rtp.pt/acores/?article=6042&visual=14
 
Açoriano Oriental
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/195502
 
Açoresxtreme
http://www.acoresxtreme.com/gallery/categories.php?cat_id=576
 

AGENDA

7 de Novembro
Contos e Cantos no Celebrar Oeiras
A convite da Mapa de Ideias, Celina Pereira irá participar na Hora do Conto, vertente infantil da Expo Celebrar Oeiras 250, que está a acontecer na Fundição de Oeiras. Celina fará uma das suas sessões 'Contos e Cantos', contando as estórias dos seus audio-livros, acompanhada por um músico e uma animadora. Mais informação em:

www.cm-oeiras.pt/Agenda\Paginas/ExpoCelebrarOeiras0.aspx
 
8 de Novembro
Contos e Cantos nos Encontros da Lusofonia - Torres Novas
Depois do sucesso de 2008, este ciclo de eventos repete-se e renova-se este ano, com concertos, palestras e muitas outras actividades. Celina Pereira fará uma edição especial dos seus "Contos e Cantos", não apenas para as crianças, mas para toda a família.

 

publicado por Celina Pereira às 19:57

fotos
Contactos
António Gonçalves Pereira
Tlm: 91 785 7111
E-mail: celina.agp@gmail.com
blogs SAPO